segunda-feira, 13 de junho de 2011

O que é o tipo de geometria do PostGIS?

O PostGIS é um produto da Refractions Research que permite suportar tipos de dados espaciais do PostGIS no banco de dados PostgreSQL. O PostGIS segue os padrões do Open Geospatial Consortium, Inc. (OGC) e das especificações de Simple Features para a linguagem de consulta estruturada (SQL). Ele utiliza um binário bem conhecido (WKB) e um texto bem conhecido (WKT) para representação da geometria. Essencialmente, o PostGIS adiciona um tipo espacial para o PostgreSQL.
Classes de feições do tipo PostGIS possuem uma tabela de negócios contendo uma coluna espacial referente ao tipo da geometria.
Uma vez que a coluna da geometria é adicionada à tabela, ela deve ser registrada com o ArcSDE através do comando sdelayer –o register se você deseja utilizar o dado com uma aplicação cliente do ArcSDE. Consulte o guia do ArcSDE (ArcSDE Administration Command Reference) para mais detalhes a respeito do uso deste comando. As tabelas do PostGIS também podem ser lidas diretamente no ArcGIS  a partir da versão 10 se você utilizar a opção Query Layers (No ArcMap, File > Add Data > Add Query Layer...) ou em versões anteriores através da extensão ArcGIS Data Interoperability.

Dica:

Consulte a documentação do PostGIS  a partir do Refractions Research's para mais informações sobre as sintaxes SQLs usadas para riar colunas espaciais através do PostGIS, validar a geometria e acessar as tabelas e colunas espaciais dos tipos de geometrias.

fonte: ArcGIS Resource Center

Nenhum comentário:

Postar um comentário