quarta-feira, 1 de junho de 2011

Comparativo sobre tipos de dados do ArcGIS, ArcSDE e PostgreSQL

Quando você cria uma tabela ou adiciona uma coluna a uma tabela num banco de dados, as colunas não criadas conforme o tipo de dados específico. Tipos de dados são classificações que identificam possíveis valores para operações que podem ser feitas sobre os dados, assim como a maneira como o dado em cada coluna é armazenado no banco de dados.
Quando você importa dados de um tipo dentro de uma coluna de outro tipo de dados, você precisa entender qual tipo de dado equivalente é equivalente entre o ArcSDE e seu sistema de gerenciamento de banco de dados (DBMS) pois pode haver impacto no conteúdo do dado. Além disso, ao criar novos datasets no ArcGIS, é importante conhecer os tipos de dados equivalentes entre o ArcGIS e o seu DBMS.
Quando você criar uma classe de feição ou tabela no ArcGIS, existem 11 possíveis tipos de dados que você pode atribuir a uma coluna. Isto significa que alguns tipos de dados podem somente ser criados fora do ArcGIS.

ArcSDE
(tipos de dados)
PostgreSQL
(tipos de dados)
ArcGIS
(tipos de dados)
Notas
SE_STRING_TYPE
VARCHAR
TEXT
SE_INT16_TYPE (SE_SMALLINT_TYPE)
SMALLINT
SHORT INTEGER
SE_INT32_TYPE (SE_INTEGER_TYPE)
INTEGER
LONG INTEGER
SE_INT64_TYPE
BIGINT
N/A
O parâmetro de configuração do servidor INT64TYPES deve ser TRUE para criar colunas com este tipo de dado.
SE_FLOAT32_TYPE (SE_FLOAT_TYPE)
REAL
N/A
SE_FLOAT64_TYPE (SE_DOUBLE_TYPE)
NUMERIC(n,m)
N/A
SE_DATE_TYPE
TIMESTAMP WITHOUT ZONE
DATE
SE_UUID_TYPE
VARCHAR(38)
GUID
SE_BLOB_TYPE
BYTEA
BLOB
SE_SHAPE_TYPE
ST_GEOMETRY ou GEOMETRY *
GEOMETRY
O tipo de dado do PostgreSQL depende da chave de configuração (configuration keyword) usada ao criar uma camada: ST_GEOMETRY ou PG_GEOMETRY (geometria do PostGIS).
SE_XML_TYPE
SDE_XML or XML
N/A
Colunas XML não são expostas no ArcGIS Desktop.
SE_RASTER_TYPE
BYTEA ou ST_RASTER
RASTER
Tipos de dados raster do PostgreSQL dependem do armazenamento específico na tabela DBTUNE.
Você deve configurar separadamente o ST_Raster no banco de dados. Consulte as instruções no post Instalando o_tipo_ST_Raster no PostgreSQL.
SE_STRING_TYPE
INTEGER
OBJECTID
NUMERIC(38,8)
FLOAT
NUMERIC(38,8)
DOUBLE
Comparativo entre os tipos de dados no PostgreSQL
*ST_Geometry e geometry são superclasses. Ao criar uma classe de feição no ArcGIS Desktop, tal classe de feição de pontos quando criada como ST_Geometry utiliza um subtipo ST_Point e quando criada com a geometria do PostGIS, utiliza um subtipo Point para seu armazenamento. Para todos os outros tipos de classes de feição criadas no ArcGIS Desktop, uma superclasse é utilizada. Se você criar uma coluna espacial utilizando SQL, o subtipo de dados atual criado depende de qual tipo de subtipo você especificou.

fonte: ArcGIS Resource Center

Nenhum comentário:

Postar um comentário